Este relatório apresenta as principais conclusões do PISA relacionadas ao desenvolvimento profissional de adolescentes.
O relatório mostra que, nos países da OCDE, os estudantes expressam níveis muito altos de incerteza e confusão profissional.
As expectativas de emprego mudaram pouco desde 2000 e têm pouca relação com os padrões reais de demanda do mercado de trabalho, inclusive em áreas de trabalho de alta importância estratégica.
Além disso, os planos educacionais dos estudantes são mais fortemente moldados pela origem social do que pelo desempenho acadêmico.
Muitos estudantes, compreensivelmente, demonstram considerável ansiedade em relação à sua preparação para a carreira.
Pesquisas longitudinais mais amplas mostram que a participação em muitas atividades de desenvolvimento profissional está positivamente associada a melhores resultados no emprego. No entanto, o PISA mostra que, na maioria dos países, poucos estudantes estão se envolvendo em atividades que estão mais fortemente relacionadas a melhores transições.
Em particular, os jovens não estão recebendo orientação suficiente em áreas cruciais que os conectam com empregadores e pessoas no mercado de trabalho.

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