quarta-feira, 15 de outubro de 2025

RELATÓRIO OCDE Ensino Superior em Portugal: Políticas de Acesso e Sucesso

 



OCDE (2025), Ensino Superior em Portugal: Políticas de Acesso e Sucesso , Ensino Superior, Publicações OCDE, Paris, https://doi.org/10.1787/49b1c7dc-en .

Este relatório analisa as desigualdades nas oportunidades de acesso e conclusão do ensino superior em Portugal, decorrentes das diferenças na origem socioeconómica dos indivíduos, e apresenta recomendações de medidas políticas para abordar essas desigualdades.

ALGUNS DADOS
- Mesmo assim, os estudantes de rendimentos mais baixos em Portugal continuam a ter menos probabilidades de transitar para o ensino superior do que os estudantes de rendimentos mais elevados, e também menos probabilidades de se inscreverem nos "programas de excelência" mais seletivos. No entanto, os estudantes de rendimentos mais baixos, em média, não apresentam taxas de abandono mais elevadas do que os estudantes de rendimentos mais elevados, quando se consideram os estudantes que se inscrevem em programas semelhantes e pelas mesmas vias de ingresso.

- Um terço (33%) dos estudantes que aspiram a trabalhar em empregos altamente qualificados não esperam concluir o ensino superior. Esta lacuna de desinformação é maior para estudantes de origens socioeconómicas mais baixas do que para estudantes de origens socioeconómicas mais altas. 

-  Embora os orientadores de carreira – na forma de psicólogos – sejam obrigatórios em todas as escolas secundárias públicas em Portugal, apenas 18% dos estudantes nas escolas mais desfavorecidas têm aconselhamento de carreira formalmente agendado, em comparação com 39% nas escolas mais favorecidas.

Sem comentários: