sábado, 27 de fevereiro de 2016

“Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes”




Lançado a 25 fev de 2016
Um manual de apoio aos técnicos que recebem migrantes de toda a Europa lançado pela APAV, na passada quinta-feira, na sede nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. O livro contém sugestões e orientações para minimizar o impacto da migração nos migrantes e nos técnicos.  
A iniciativa contém várias sugestões para situações que possam surgir no decorrer dos processos de apoio. "Estratégias de comunicação, procedimentos para lidar com burnout ou stress pós-traumático bem como indicações de quando devem os envolvidos serem enviados para clinicas psiquiátricas especializadas" fazem parte do rol de instruções, segundo explicou ao PÚBLICO Bruno Brito, asssessor técnico da direcção da APAV e psicólogo especialista em traumatologia. 
Pretende-se antever e dar resposta a situações problemáticas com guidelinesdirectas. Esta iniciativa visa tornar mais fácil o desafio colocado aos países europeus ao “nível do acolhimento elementar e ao nível da sua integração”, avança a APAV em comunicado.
Ciente de todos os problemas que os refugiados vivem acrescendo as diferenças culturais, a APAV, em conjunto com a Cruz Vermelha, lança este  “Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes” onde o objectivo passa também por colmatar as áreas com menos informação. “Dos muitos contributos que têm surgido para o apoio a técnicos, a área do trauma psicológico era uma das que mais carecia de informação precisa e orientações.”, nota a associação em comunicado.
Para a elaboração do manual, a APAV contou com as experiências recolhidas ao longo dos anos junto das vítimas e também com o conhecimento dos profissionais que diariamente gerem e apoiam situações de apoio em diferentes cenários de crise.  
Texto editado por Andrea Cunha Freitas/PUBLICO


Sem comentários: