quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

«VIOLENTÓMETRO» MEDE ÍNDICES DE VIOLÊNCIA






Vai ser apresentada sexta-feira na UTAD uma ferramenta que permite detetar sinais de atitudes violentas e evidenciar o risco a que estão expostos os cidadãos. Esta é uma das iniciativas que assinalam o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai realizar uma iniciativa que visa alertar os estudantes universitários para a identificação, prevenção e denúncia de comportamentos violentos. O «Violentómetro» vai decorrer no dia 24 de novembro, entre as 10 e as 12 horas, no Pólo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais, na Biblioteca e na Escola de Enfermagem/Ciências da Saúde.
A organização do evento partiu do curso de Psicologia da UTAD e este está integrado num conjunto de atividades que pretendem assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemora a 25 de novembro. A Associação de Apoio à Vitima (APAV) e a Câmara Municipal de Vila Real, através do projeto Mais Social, associaram-se a este projeto.
O «Violentómetro» resulta de um processo de investigação cujo objetivo é identificar comportamentos violentos quotidianos, alertar sobre eles e evidenciar o risco a que se expõem mulheres e homens. Foi adaptado de um modelo desenvolvido por uma universidade mexicana e consiste num conjunto de materiais gráficos e didáticos em forma de régua, no qual se visualizam manifestações implícitas e explícitas de violência, algumas destas comuns no quotidiano e na sociedade.
«Muitos destes comportamentos decorrem de papéis de género transmitidos deste muito cedo, aprendidos e reforçados quotidianamente, e isso permite que, em muitas ocasiões, se gerem situações de violência de diferentes tipos», explica Ricardo Barroso, docente da UTAD. 
O investigador acrescenta que o «Violentómetro» se trata «de uma ferramenta de sensibilização que visa ajudar na deteção, alerta e denúncia deste tipo de situações que afetam a liberdade e tranquilidade de mulheres e homens, que ocorrem nas relações interpessoais e que podem ser experienciados nos contextos escolares, laborais e nas relações de intimidade».
Fonte: Canal Superior

Ricardo Barroso: 
https://www.90segundosdeciencia.pt/episodes/ep-287-ricardo-barroso/

Sem comentários: