segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dr.ª Suzi Rodrigues: Promoção do Suporte Parental e Desenvolvimento de Carreira em Alunos do 8.º ano





Tese de Mestrado A Importância do Suporte Parental e Autonomia nos processos de Exploração e Indecisão de Carreira:   https://sapientia.ualg.pt/bitstream/

Promoção do Suporte Parental e Desenvolvimento de Carreira em Alunos do 8.º ano, com a participação da Dr.ª Suzi Rodrigues – Universidade do Algarve

A importância da família no desenvolvimento de carreira (Hartung, Porfeli, & Vondracek, 2005; Whiston, & Keller, 2004) parece ser consensual (Schulenberg, Vondracek, & Crouter, 1984; Young et al., 2006). O suporte parental surge associado a maiores níveis de exploração (Dietrich, & Kracke, 2009; Kracke, 2002; Turan, Çelik, & Turan, 2014) e a menores níveis de indecisão de carreira (Germeijs, & Verschueren, 2009; Guay, Senécal, Gauthier, & Fernet, 2003). Para além destes aspectos, Young e colaboradores (1997), enfatizam que as atividades conjuntas entre pais e filhos surgem associadas a efeitos positivos no desenvolvimento de carreira dos estudantes. Neste sentido foi desenvolvido um Programa, que tem como principal finalidade favorecer a interação pais-filhos no desenvolvimento dos processos de exploração e tomada de decisão de carreira, assim como a perceção do suporte parental, destinado a alunos que frequentam o 8.º Ano de escolaridade. O Programa de Promoção do Suporte Parental e Desenvolvimento de Carreira é composto por Dilemas de Carreira do quotidiano dos estudantes, que para a sua resolução implica o envolvimento dos pais. Em conformidade com a nossa expetativa inicial (Dietrich, Kracke, & Nurmi, 2011; Young et al., 1997), a intervenção produziu resultados positivos no processo de exploração, sobretudo no que se refere à exploração do meio. Os resultados sugerem ainda que, a perceção dos estudantes, no interesse dos pais/cuidadores (nas opções e preparação de carreira), surge associada a comportamentos exploratórios (Hirschi, Niles, & Akos, 2011; Kracke, 1997; Noack, Kracke, Gniewosz, & Dietrich, 2010; Paloş & Drobot, 2010). Globalmente os resultados encontrados junto de alunos do 8.º Ano sugerem o potencial das atividades conjuntas noutros níveis de escolaridade, no que se refere à promoção do suporte e do investimento em atividades no domínio da carreira. Para além destes aspetos, a intervenção parece ser adequada para alunos do 8.º Ano de escolaridade.

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